UFLA lança edital para transferência externa

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo – Copese, torna público o Edital referente à oferta de vagas para transferência externa para os cursos de graduação, modalidade presencial, com validade para o primeiro semestre letivo de 2012. As inscrições serão no período de 21 a 25 de novembro e serão feitas somente pela Internet (www.copese.ufla.br).

A seleção de candidatos para transferência externa ocorrerá em conformidade com as normas estabelecidas pela Resolução CEPE/UFLA nº 042/2007, alterada pela Resolução CEPE nº 104/2011, considerando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no ano de 2009 ou 2010.

Poderão candidatar-se à transferência externa para os cursos de graduação da UFLA estudantes regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, em cursos presenciais ou a distância, devidamente autorizados de acordo com a legislação específica em vigor, e que atendam aos requisitos previstos no Edital, disponível no site www.copese.ufla.br.

As inscrições serão analisadas e validadas pelos Colegiados de Cursos da UFLA;  portanto, o candidato cujo curso de origem não constar na relação contida no Edital poderá ter sua inscrição indeferida, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

CURSOS E VAGAS: Ciências Biológicas – Licenciatura (6), Ciência da Computação (6), Educação Física – Bacharelado (5), Engenharia Agrícola (5), Nutrição (9), Química – Licenciatura e Bacharelado (17), Zootecnia (11) Filosofia – Licenciatura (32), Física – Licenciatura (57), Letras – Licenciatura (15), Matemática – Licenciatura (24).

O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais). Pedidos de isenção da taxa de inscrição deverão ser feitos somente pela Internet (www.copese.ufla.br), no período de 16 a 17 de novembro, conforme legislação específica.

A Relação dos candidatos classificados em primeira chamada e da lista de espera será homologada pelo pró-reitor de Graduação da UFLA e publicada no site www.copese.ufla.br, no dia 5 de dezembro de 2011. Será de única e exclusiva responsabilidade do candidato inteirar-se do resultado.

Informações: 35.3829.1120/1133; Telefax: 35.3829.1558;  copese@copese.ufla.br; www.copese.ufla.br.

Encontro regional da SBQ será na UFLA

A articulação e a potencialidade da química em Minas Gerais nortearão os assuntos discutidos no XXV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. O evento ocorrerá na UFLA entre os dias 12 e 14 de novembro, com uma extensa programação: serão mais de 40 palestras, 60 apresentações orais e 350 pôsteres, entre outras ações. Esses números fazem do ERSBQ o maior evento mineiro de divulgação científica na área de química, de acordo com a organização.

Também integram o evento o encontro da Rede Mineira de Química (RQ-MG) e o II Workshop em Agroquímica. A RQ-MG é composta por pesquisadores de instituições de ensino mineiras e tem como objetivos a articulação dos profissionais da área e o apoio a projetos que deem projeção à ciência no estado. Já o workshop será realizado na manhã do dia 12, às 9 horas, discutindo temas relacionados à energia renovável, escassez de alimento e preservação ambiental.

É esperado um público superior a 800 pessoas de instituições de ensino e da iniciativa privada. Segundo os organizadores, a programação será descentralizada, oferecendo aos congressistas várias possibilidades de participação. A programação completa do evento e outros detalhes estão no endereço eletrônico: www.ersbq2011.org.

Workshop celebra Ano Internacional das Florestas

Visando à promoção de ações para a conservação e desenvolvimento das florestas, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Na UFLA, uma das ações referentes é a realização de um workshop nos dias 10 e 11, com o tema Floresta e Sustentabilidade.

O evento será realizado no Anfiteatro do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf – Departamento de Ciências Florestais) às 8 horas. A programação, voltada para graduandos e pós-graduandos, abordará as quatro grandes áreas da Engenharia Florestal, bem como o Código Florestal Brasileiro.

O Centro Acadêmico dos Estudantes de Engenharia Florestal promove o evento e fornece mais informações pelo telefone (35) 3829-1044 e pelo e-mail caefdiferencial@gmail.com.

Novas datas para Jogos Eletrônicos da UFLA

Os Jogos Eletrônicos da UFLA (Jeufla) foram adiados para os dias 19 e 20 de novembro. Por isso, as inscrições foram prorrogadas até o dia 11, devendo ser feitas na sala da Associação Acadêmica de Esportes (Leufla), no Centro de Convivência. Jogos de futebol, música (simulação de guitarra) e estratégia serão disputados na competição. A inscrição em cada modalidade custa 5 reais. As regras e a ficha de inscrição de cada jogo podem ser vistas neste link.

A Leufla promove os jogos a fim de estimular o interesse do público universitário para o mundo digital, especialmente para o entretenimento eletrônico. Além das competições, o Jeufla realiza demonstrações de videogames e fliperamas aos participantes.

Jogos

O torneio utilizará os seguintes jogos e consoles:

Futebol: Pro Evolution Soccer 2011 (Play Station 3)

Música (guitarra): Guitar Hero 5 (Play Station 3)

Tática e estratégia: Counter Strike 1.6 (computador)