Cuni elege ouvidor

O ouvidor da UFLA, Geraldo Cirilo Ribeiro, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos na reunião do Conselho Universitário (Cuni) realizada no dia 1º de novembro. Candidato único, ele foi reeleito por aclamação.

A Ouvidoria é um órgão autônomo da UFLA que tem por finalidade atuar como um canal de comunicação entre a sociedade e a universidade. Entre suas atribuições, recebe, registra e processa denúncias, reclamações, sugestões, consultas e elogios, com posterior acompanhamento, avaliação e investigação; e garante o acesso público às informações (exceto as sigilosas) que forem devidas pela Administração Pública.

A Ouvidoria localiza-se ao lado da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Copese), no edifício das pró-reitorias. Permanece aberto ao público de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Mais informações no site: http://www.ouvidoria.ufla.br.

UFLA recepciona delegação do projeto Vozes da Afríca

Cibele Aguiar

Nesta segunda-feira (7), no Salão dos Conselhos da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), haverá a solenidade de recepção de um grupo de 15 professores e o reitor da Université Libre des Pays des Grands Lacs (ULPGL), Kambale Karafuli, de Goma, na República Democrática do Congo. A solenidade marcará ainda a abertura do 1º Seminário de Capacitação em Agroecologia, Extensão Universitária e Agricultura Familiar, como uma das ações do projeto Vozes da África, que inclui um acordo de cooperação entre a UFLA, a ULPGL e a Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, que tem como coordenador o professor do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) Gilmar Tavares.

A delegação ficará no Brasil no período de 7 a 18 de novembro. Ao todo, o projeto prevê a vinda de 60 professores, divididos em quatro missões. Nesta primeira visita, os congolenses terão uma programação que inclui palestras, aulas, seminários e aulas práticas em projetos especiais nos municípios de Carrancas, Luminárias, Nazareno, Cruzília, Guapé e Santo Antônio do Amparo.

A parceria entre UFLA e ULPGL teve início em 2007. Em 2010, o reitor da ULPGL, Kambale Karafuli, veio ao Brasil em visita especial à Universidade e, em 2011, o professor Gilmar Tavares apresentou o Programa de Segurança Alimentar na universidade congolesa. No início do ano, a UFLA recebeu dois pesquisadores para dar início ao programa de pós-graduação Strictu Sensu (Mestrado).

A parceria entre UFLA e ULPGL, além do caráter de difusão tecnológica, traz a esperança na retomada da atividade agrícola, propiciando ao país africano uma forma de reconstrução da própria sociedade, castigada pelos infortúnios de uma longa guerra civil, vulcões, massacres e doenças. A República Democrática do Congo já foi um país exportador de café de qualidade, com o reconhecido café Kivu.

Alysson Paolinelli e UFLA serão homenageados hoje (4) na Câmara dos Deputados

Cibele Aguiar

Sessão solene da Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (4), às 15 horas, presta homenagem à Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ao ex-ministro e professor Alysson Paolinelli. A cerimônia será acompanhada pelo reitor da UFLA, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pró-reitores e assessores especiais. A homenagem refere-se a um projeto do deputado federal mineiro Paulo Piau.

Diretor da Esal/UFLA no período de 1966 a 1971, Alysson Paolinelli tem uma notável trajetória com experiências que o distingue como um dos expoentes da agricultura nacional.  Engenheiro agrônomo formado pela UFLA, Alysson Paolinelli especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool.

Foi ministro da Agricultura no governo Ernesto Geisel, de 1974 a 1979. Presidiu a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas eleições de 1986, fazendo parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. Foi secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, chefe da Delegação Brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO e presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil.

Em 2006, foi laureado com o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para o aumento da qualidade e da quantidade de alimentos no mundo. Atualmente é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).