Semana de Engenharia Agrícola tem início

A engenheira agrícola Lidiane do Amaral, primeira palestrante do evento

A XVIII Semana de Engenharia Agrícola (Semeagri) começou na noite de ontem (24), no Anfiteatro de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As primeiras palestras foram sobre produção de cana-de-açúcar, com os engenheiros agrícolas formados pela UFLA Lidiane do Amaral Vilas Boas e Ricardo Coelho Faria, que abordaram a manutenção de máquinas agrícolas e controle e manutenção agrícola, respectivamente. Ambos são profissionais do Grupo Raízen atualmente.

A participação de ex-alunos como palestrantes foi enaltecida pela mesa de abertura, formada pelos professores José Roberto Soares Scolforo (reitor em exercício), Nilson Salvador (chefe do Departamento de Engenharia), Francisco Carlos Gomes e Carlos (coordenador do curso de Engenharia Agrícola) e Carlos Eduardo Silva Volpato (coordenador do evento).

O professor Francisco Carlos destacou as diversas possibilidades de trabalho para o engenheiro agrícola e comparou esse profissional a um “engenheiro de produção, mas na área agrícola”. Já o professor Nilson expôs que o evento “mostra a desenvoltura, o bom desempenho que os ex-alunos têm”. Segundo Nilson, o alto índice de preenchimento de vagas no curso e a empregabilidade dos egressos confirmam tal fato.

O professor Scolforo enalteceu a participação dos estudantes em atividades como a Semeagri. “O estudante deve buscar algo a mais do que é ensinado em aula. É preciso que aprenda a se relacionar, a trabalhar em grupo e que participe de atividades extracurriculares”. Para o reitor em exercício, ter iniciativa é um dos pré-requisitos mais procurados hoje pelo mercado de trabalho e, ao estarem no evento, os participantes demonstram ter essa qualidade.

A Semeagri é realizada até o dia 27 de outubro, no Anfiteatro de Agricultura, com atividades voltadas a várias áreas de interesse dentro das ciências agrárias.