Programas de Pós-Graduação da UFLA aprovam 700 mil para equipamentos

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras foi contemplada com um recurso da ordem de 712 mil reais do programa Pró-Equipamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital Capes 25/2011 objetiva apoiar propostas que atendam à necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento. Ao todo, a Capes financiará a aquisição de equipamentos para instituições públicas no país da ordem de 93 milhões.

A UFLA apresentou uma proposta para aquisição de equipamentos de uso compartilhado, com o acompanhamento do uso e avaliação dos resultados previstos nos subprojetos. Os programas de pós-graduação que serão contemplados: Agronomia (Fitopatologia), Genética e Melhoramento de Plantas, Microbiologia Agrícola, Fisiologia Vegetal, Biotecnologia Vegetal, Zootecnia, Ciências dos Alimentos, Ciências Veterinárias, Ecologia Aplicada, Agroquímica e Ciência do Solo.

Além de estruturar e atualizar diversos laboratórios de uso compartilhado, serão adquiridos os equipamentos para a Central de Análises e Prospecção Química (CAPQ) e para o Biotério Central da UFLA, recentemente inaugurado.

Destaca-se que a aquisição dos equipamentos visa a favorecer e ampliar o escopo dos programas de pós-graduação contemplados, gerando condições necessárias ao desenvolvimento de novas linhas de pesquisa, além da melhoria da produtividade e qualidade da produção intelectual dos programas de pesquisa já consolidados. De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Mozar José de Brito, os equipamentos serão utilizados de forma compartilhada pelo conjunto dos programas, contribuindo para que sejam formados recursos humanos qualificados, assim como a geração de soluções científicas e tecnológicas em áreas estratégicas.