Workshop tira dúvidas sobre programa Ciência Sem Fronteiras

O programa “Ciência Sem Fronteiras” foi o tema de um workshop na manhã da sexta-feira (23). Os professores Antonio Chalfun Júnior (diretor de Relações Internacionais), João Chrysostomo de Resende Júnior (pró-reitor de Graduação) e Luís David Solis Murgas (pró-reitor de Pesquisa) informaram sobre as oportunidades do programa e esclareceram dúvidas dos estudantes. O Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, é um programa financiado pelo CNPq e Capes que concede bolsas de intercâmbio na modalidade graduação sanduíche.

Os professores apresentaram aspectos como datas, documentos necessários e requisitos para inscrição. Murgas iniciou explicando que há dois editais, “com o mesmo objetivo, mas com diferenças pontuais”, disse. O regido pelo CNPq oferece 40 bolsas para estudantes da UFLA envolvidos em programas de iniciação científica, PET ou projetos de extensão.  Estes poderão escolher uma das universidades cadastradas no programa para realizar o intercâmbio. A Coordenadoria de Iniciação Científica da UFLA realizará uma seleção interna dos estudantes, mas o CNPq é que vai determinar os classificados. As inscrições seguem até o dia 4/11/2011, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, por meio de formulário fornecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Já o edital regido pela Capes é específico para cursos de bacharelado. Não explicita quantas vagas estão destinadas a cada instituição e está restrito a bolsas em instituições de ensino superior dos EUA. O professor Antonio Chalfun Júnior avisou sobre algumas alterações em seu cronograma. O prazo para inscrição de estudantes foi prorrogado para 20 de outubro e o envio à Capes do comprovante do teste de proficiência em inglês vai até 16 de novembro. O edital também se tornou mais abrangente quanto a estes testes de proficiência: além do TOEFL IBT, serão aceitos o TOEFL Paper Based e IELTS. A documentação deverá ser entregue na Diretoria de Reações Internacionais (DRI), no prédio das pró-reitorias.

Veja mais detalhes do programa Ciência sem Fronteiras nos editais:

Edital PRP – CNPq

Edital PRG/DRI – Capes