Congressos de Extensão, Iniciação Científica e Pós-Graduação têm início na UFLA

O evento “Ciência, Tecnologia e Extensão na Universidade” começou nessa manhã (12), com  solenidade no Salão de Convenções da UFLA. A realização agrega três congressos: o XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA), o VI Congresso de Extensão (CONEX) e o XX Congresso de Pós-Graduação da UFLA.

Durante a abertura, foram entregues os prêmios nas modalidades “Graduando Destaque na Iniciação Científica”, “BIC Júnior Destaque na Iniciação Científica” e “Melhor trabalho apresentado no XIX Congresso de Pós-Graduação da UFLA”, selecionados nos eventos de 2010.

A coordenadora geral do Programa de Pesquisas em Agropecuária e Biotecnologia do CNPq, Maria Auxiliadora da Silveira e Pereira Neves, apresentou a palestra de abertura, com o tema “Ciência, Tecnologia e Extensão na Universidade”. Ela enumerou as modalidades de bolsas concedidas pelo CNPq, explicou as fontes de recursos do órgão, suas parcerias e investimentos.

Maria Auxiliadora: deve haver interação entre academia e mercado e a popularização da ciência

Maria Auxiliadora apontou a situação pretendida pelo CNPq para 2022, como ter 450 mil pesquisadores no país, alcançar 5% da produção científica mundial e dominar tecnologias como: microeletrônica, produção de fármacos, fabricação de satélites e veículos lançadores e assegurar a independência na produção do combustível nuclear. Segundo ela, para atingir esse patamar, é preciso que a Academia e o setor empresarial interajam e que se popularize a ciência.

Pós-Graduação

Abordando mais especificamente o Congresso de Pós-Graduação, o coordenador geral da Associação dos Pós-Graduandos da UFLA, Diogo Francisco Rossoni, destacou o aumento dos números desta edição. Serão 20 minicursos, 15 palestras e 42 prelecionistas, num congresso com 700 inscritos e cerca de 800 trabalhos enviados.

Já o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Mozar José de Brito, citou a alta de investimento na pós-graduação. Segundo ele, o aumento chegou a dez por cento ao ano, nos últimos quatro anos.

CONEX

Salão de Convenções lotado para a abertura dos eventos

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Mango Antônio Patto Ramalho, afirmou que a existência do ensino e da pesquisa estão atrelados à existência da extensão. No CONEX, serão oferecidos 27 minicursos.

CIUFLA

O pró-reitor de Pesquisa, professor Luis David Solis Murgas, apontou os números da iniciação científica na UFLA e do CIUFLA. Hoje, a Universidade conta com 210 bolsistas do PIBIC/CNPq, 180 do PIBIC/Fapemig, 25 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) e 344 bolsistas do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/UFLA). Há ainda 150 bolsistas do BIC-Júnior, oriundos de sete escolas estaduais de Lavras. Estes estudantes vão apresentar 1192 resumos durante o CIUFLA. Durante a semana, haverá sete sessões de pôsteres.

Para o professor Luis David Murgas, a iniciação científica é um passo importante para que o estudante se conscientize sobre os problemas sociais e busque soluções para um mundo mais justo.

Assista à Repostagem da TV Universitária

[vsw id=”-rX50Q1tI1Q” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]