Ensino, Pesquisa e Extensão: UFLA realiza três congressos simultâneos

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, entre os dias 12 e 16 de setembro de 2011, o evento “Ciência, Tecnologia e Extensão na Universidade”, com a realização simultânea do XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA), o VI Congresso de Extensão (CONEX) e o XX Congresso de Pós-Graduação. A cerimônia de abertura dos três eventos acontece na próxima segunda-feira (12), às 8 horas, no Salão de Convenções da Universidade.  A programação completa pode ser acessada no site http://ufla.br/congressos

Na cerimônia de abertura, haverá a entrega de prêmios aos melhores trabalhos de Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior e Pós-Graduação. Haverá também a palestra da coordenadora geral do programa de Pesquisa em Agropecuária e Biotecnologia do CNPq, Maria Auxiliadora da Silveira Pereira Neves.

Mais de mil resumos no CIUFLA

Para o XXIV Congresso de Iniciação Científica (CIUFLA) serão apresentados 1192 resumos de cerca de 750 estudantes bolsistas de Iniciação Científica (IC), que inclui os participantes do PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPEMIG, além dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq e mais 150 estudantes do ensino médio, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC-Júnior).  A UFLA também conta com 344 estudantes que participam do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/UFLA). Ao longo da semana, serão apresentadas sete sessões de pôsteres, conforme a programação.

Resultados da Pós-Graduação

Para sua 20ª edição, o Congresso de Pós-Graduação recebeu cerca de 700 inscrições, com um total aproximado de 800 trabalhos. A programação contará ainda com 15 palestras e 20 minicursos, totalizando a participação de 42 prelecionistas. A organização do evento é realizada pela Associação dos Pós-Graduandos (APG/UFLA), composta por nove coordenadores (Diogo Francisco Rossoni , Fernanda de Oliveira Bustamante, Isabel Cristina Alves, Alessandra Farias Millezi, Elisa Zwick, Caroline Cambraia Campos, Priscila Cotta Palhares, Jairo Azevedo Júnior e Lucas Eduardo Silva Cavanellas) mais quatro colaboradores (Manuela de Oliveira Botrel, Leandro Marciano Marra, Jair Rocha do Prado e Gustavo Salgado Martins). A organização das palestras e minicursos teve ainda a contribuição de 23 representantes discentes dos programas de pós-graduação.

Minicurso de Extensão

Na programação da 6ª edição do Congresso de Extensão, durante toda a semana, serão realizados 26 minicursos e palestras, com abordagens em diferentes áreas do conhecimento. O minicurso “Manejo de pomar doméstico” será ministrado no pomar da Universidade, os demais cursos serão ministrados no Centro de Treinamento da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), no Anfiteatro da Biblioteca Universitária e Anfiteatro do Departamento de Biologia (DBI).

Veja a lista de minicursos