Cinema Com vida apresenta Morangos silvestres

Nesta quarta-feira (31), o filme em cartaz do projeto Cinema com Vida será “Morangos Silvestres”, dando sequência à mostra de Ingmar Bergman. A obra foi produzida em 1957 e hoje é uma das mais consagradas dentre a sua extensa filmografia.

Isak Borg é um professor aposentado que receberá uma homenagem na Universidade em que se formou. Ao acordar no dia de sua homenagem, decide ir de carro até o local onde a cerimônia está prevista para acontecer.  Em seu percurso, as lembranças lhe devolvem as experiências vivenciadas no passado, permitem a reflexão do presente e despertam para a necessidade de outro futuro.

Como disse certa vez Godard, um filme de Ingmar Bergman é um vigésimo quarto de segundo metamorfoseado e expandido em uma hora e meia. “É o mundo entre duas piscadas, a tristeza entre duas batidas do coração, a alegria entre aplausos”. Em Morangos Silvestres, o olhar talvez lacrimeje ao persistir em não piscar e ficar atento à bela reflexão proposta por Bergman sobre um homem que repensa sua existência à medida que a morte se aproxima.

Todos são convidados a participar da sessão e do debate com o grupo de estudos, nesta quarta-feira,  às 14h, no Museu de História Natural.