Fim de semana festivo para formandos de 13 cursos da UFLA

De todos os momentos vivenciados pelos estudantes da UFLA, a formatura é o mais esperado e carregado de maior simbolismo. Na última sexta-feira (29), familiares e amigos prestigiaram a sessão solene de Colação de Grau de 13 cursos ofertados pela Universidade. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, com a presença do secretário do Conselho Universitário (Cuni) e chefe de Gabinete da Reitoria, professor Élberis Pereira Botrel, da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, patronos, patronesses, professores e servidores homenageados.

Um momento de festa, agradecimento e transformação. Esta foi a tônica dos pronunciamentos dos representantes dos formandos. Nos discursos, o reconhecimento e o orgulho de receberem o diploma com o emblema da UFLA.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, foi o paraninfo da ceriônia de formatura dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Sistemas de Informação.

Em seu pronunciamento, destacou a qualidade da UFLA como uma das instituições de ensino superior mais relevantes do país. “A UFLA não é apenas uma universidade, mas uma cidade universitária. Estão se formando profissionais qualificados e prontos para encarar o desafio que os espera no mercado de trabalho”, destacou o secretário. Como mensagem aos jovens formandos, ressaltou: “os novos profissionais podem ter certeza de que encontrarão em Minas um governo preocupado com a absorção de mão de obra, não apenas com a oferta de oportunidades profissionais, mas também para avançarem em cursos de pós-graduação”, considerou.

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), professor Luiz Cláudio Costa, foi o paraninfo dos formandos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O secretário também teceu elogios à Universidade, citando-a como uma das melhores universidades do país e orgulho para os mineiros há mais de um século. Aos formandos, lembrou que o diploma representa mais do que a autoridade que ele outorga, mas a vitória pessoal e a história particular de cada formando. “Acreditem que é possível fazer um mundo melhor”, finalizou.

Nas palavras do reitor, Antônio Nazareno, o agradecimento aos familiares e jovens por confiarem à UFLA sua formação em nível superior e o convite para que os novos profissionais, agora ex-alunos, sempre retornem à Universidade. “Tenham a certeza de que nos esforçamos muito para formar bons profissionais e, acima de tudo, cidadãos éticos”, destacou, lembrando que, infelizmente, no Brasil ainda é um privilégio cursar uma universidade federal de qualidade.

As cerimônias foram finalizadas com a entrega da medalha da Universidade Federal de Lavras e do Certificado de Mérito Acadêmico, concedidos aos formandos que obtiveram os melhores desempenhos durante os cursos. Empresas parceiras da Univerisdade também agraciaram os formandos com prêmios e certificados de reconhecimento.

Números da graduação na UFLA

Nas cerimônias, colaram grau 193 formandos, de um total de 232 no semestre, somando os formandos em Colação Antecipada, em sessões especiais do Cuni. Estas cerimônias ainda não apresentam o impacto de expansão do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Até 2006, havia na UFLA 10 cursos diurnos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Química (Licenciatura), Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia. Estes cursos somavam 310 vagas ofertadas por semestre.

A partir de 2007, foram criados mais três cursos: Sistemas de Informação, Matemática (Licenciatura) e Educação Física, ampliando para o número de vagas para 440 no 1º semestre e 400 no 2º semestre.

A partir do Reuni, houve uma expansão do número de cursos e vagas ofertadas:

2009/01: 589 (18 cursos)

2009/02: 707 (18 cursos)