Atleta de projeto da Crie Curumim é campeão mineiro de judô

O atleta Valério Cristian, integrante do Programa Centro Regional de Iniciação Esportiva Curumim (CRIE Curumim), parceria entre a UFLA e a Polícia Militar, acaba de conquistar o título de campeão mineiro de Judô sub 13, Categoria Super Ligeiro, até 28Kg. O campeonato foi disputado na última semana, na Arena VIVO Minas, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O próximo desafio de Valério, que integra a equipe DCE UFLA/ CRIE Curumim, é o Campeonato Brasileiro Final de Judô sub 13, em Belém do Pará, nos dias 28 e 29 de agosto.

O mérito, porém, não é só para o pequeno Valério. As equipes do Programa conquistaram duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, além do troféu de segundo lugar geral na categoria sub 23, ficando atrás apenas da equipe do Minas Tênis.

Para o treinador da equipe, Paulo Estevão, que é aluno do curso de Educação Física da UFLA, Lavras é um celeiro inexplorado de judocas. “A parceria entre a UFLA e a Polícia Militar está mostrando isso e, com certeza, novos talentos serão revelados a partir deste programa”, afirmou o treinador.

Adesão à Federação

No início de julho, a oficina de Judô do projeto CRIE Curumim deu um importante passo na história do esporte Lavrense ao filiar-se à Federação Mineira de Judô (FMJ). A adesão junto ao maior órgão do esporte no Estado traz como benefícios a possibilidade de disputar campeonatos nacionais e internacionais, sediar grandes eventos da modalidade, promover faixas de graduação, além de oferecer cursos de capacitação de treinadores de Judô, com o reconhecido da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e da Secretaria Estadual de Esportes. A filiação da equipe deve-se ao apoio do Diretório Central de Estudantes da UFLA, à Polícia Militar de Lavras, à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e ao empenho especial dos professores Fernando de Oliveira e Paulo Estevão.