Conferência Latino-Americana e Congresso Brasileiro sobre Peixes Nativos reúnem mais de 500 participantes

A abertura oficial da III Conferência Latino- Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos foi realizada nessa quarta-feira (13), às 19 horas, no Salão de Convenções da UFLA. Na solenidade foi apresentada a palestra Magna “Projeto em Rede Aquabrasil”, pela coordenadora do projeto, Emiko Kawakami de Resende, prestigiada por diversas autoridades do segmento e por um grande número de participantes do Brasil e América Latina. As atividades programadas para a Conferência e Congresso continuam até sexta-feira (15), nas Naves I e II da Universidade. Na sexta-feira, às 8h30, haverá a abertura oficial do “I Encontro de Piscicultores”, no anfiteatro da Biblioteca.

A Conferência Latino-americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e o Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos estão em sua terceira edição e acontecem simultaneamente pela primeira vez. Os eventos têm o intuito de reunir, discutir e divulgar informações e novas tecnologias sobre os aspectos inerentes à piscicultura; atualizar conhecimentos; promover debates sobre dificuldades técnicas, econômicas e políticas da piscicultura nos países latino-americanos e levantar demandas para pesquisas científicas em conjunto.

Para o reitor da UFLA em exercício, professor José Roberto Soares Scolforo, a realização deste evento é de extrema importância por proporcionar um rico intercâmbio de ideias e informações. “Tão importante quanto produzir, é produzir com qualidade e respeito ao meio ambiente. Esta é uma ótima oportunidade para troca de experiências e ampliação do conhecimento”, destacou.

O diretor de monitoramento e controle do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Henrique Cesar Pereira Figueiredo, que representou o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio de Oliveira, apresentou importantes dados sobre a produção de peixes no Brasil. Segundo dados do Ministério, o consumo de peixes pelos brasileiros aumentou de 6,4kg por habitante/ano para 9,03kg por habitante/ano, número expressivo, mas ainda inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Brasil é um potência mundial na produção de alimentos de origem animal e tem um potencial enorme para aumentar ainda mais, e com qualidade, a produção de peixes para abastecer o mercado interno e também para exportação”, completou.

A presidente do III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos e coordenadora do Núcleo de Estudos em Aquicultura da UFLA (Naqua), professora Priscila Vieira Rosa, destacou o crescimento do consumo de peixes nativos, superior ao crescimento do consumo de peixes exóticos. “É um prazer para a UFLA sediar um evento desta magnitude, principalmente porque em mais de dez anos de atividades do Naqua, sempre trabalhamos em função de espécies nativas de peixes, buscando alternativas para a melhoria da produção e consequente aumento do consumo”, comemorou.

O presidente da comissão organizadora da III Conferência Latino-Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luis David Solis Murgas, exaltou o potencial da América Latina para produção de peixes nativos e colocou em pauta alguns desafios a serem superados: aumentar a produção mundial de peixes nativos, de forma sustentável; preservar os recursos hídricos do planeta, destacando que as duas maiores bacias hídricas do mundo estão na América Latina; recuperar espécies nativas e ecossistemas; e produzir alimento de qualidade para a população. “O crescimento elevado da busca por uma alimentação saudável tem forçado o mercado a produzir cada vez mais peixes, com mais qualidade. Neste sentido a UFLA está empenhada em pesquisas e produção de conhecimentos”, concluiu.

O evento é uma realização da UFLA, organizado pelo Naqua e Aquabio. Conta com o apoio do MPA; CNPq; Capes; Fapemig; Embrapa Pantanal; Eletrobrás-Furnas; CEMIG e do PET-Zootecnia.

Veja a reportagem da TV Universitária

[vsw id=”HHbaUe1dY5w” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]