Professor do DCA é coautor do “Manual operacional das Ceasas do Brasil”

Na quarta-feira (6), foi lançado no Congresso Nacional, em Brasília, o livro “Manual operacional das Ceasas do Brasil”. O Manual, editado pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), é a primeira versão publicada no Brasil que trata do assunto de operações das centrais de abastecimento de alimentos e, de acordo informações da Abracen, também é a primeira versão publicada mundialmente. O Manual contou com a participação do professor do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Eduardo Valério de Barros Vilas Boas, na autoria de um dos capítulos: “Procedimentos Básicos para Higienização de Frutas e Hortaliças”.

Segundo o professor coautor do livro, o manual irá auxiliar no aperfeiçoamento dos processos nas centrais de abastecimento. “Hoje, no Brasil, temos cerca de 30% de perda de frutas e hortaliças em decorrência de operações equivocadas. Tenho a sensação de dever cumprido por estar auxiliando de alguma forma a otimizar esse processo que afeta não somente o bolso de produtores, atravessadores e consumidores, como a situação de fome do país”, afirmou.

Em breve, exemplares do livro estarão disponíveis na Biblioteca da UFLA. “O Manual dará condições aos alunos de entenderem com mais precisão como funcionam as centrais de abastecimento de alimentos”, completou o professor Eduardo.

Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas no site da Abracen, www.abracen.org.br.