UFLA inaugura Posto Policial da PM e Central de Videossegurança

Foi inaugurado nesta quarta-feira (29), às 11h, o Posto Policial Comunitário fixo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, que também abrigará a Central de Videossegurança da Universidade. O reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o comandante da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Wilson Gomes da Silva Junior e o comandante do 8º Batalhão da PMMG, tenente coronel Luis Rogerio de Assis, foram os responsáveis pelo desenlace da fita inaugural do Posto.

O Posto será ocupado por seis policiais militares, em esquema de revezamento de duplas, e terá o apoio logístico de quatro motocicletas e uma viatura. O patrulhamento ocorrerá sempre durante os horários de aulas da UFLA. Além de potencializar a segurança da comunidade acadêmica, que já ultrapassa 12 mil pessoas, e dos bairros adjacentes à Universidade, o Posto vai otimizar o atendimento aos cidadãos, sendo capaz de processar as ocorrências registradas dentro do Câmpus pela internet, por meio do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS). O sistema integra os atendimentos da PM, Polícia Civil, Promotoria e Sistema Judiciário, permitindo que o cidadão acompanhe o andamento do seu registro por meio do site www.web.sids.mg.gov.br .

Nas palavras do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Luis Rogerio de Assis, “este Posto Policial Comunitário é um marco físico que vem coroar a parceria que já existe entre a UFLA e a PM. Uma forte ação de prevenção contra a criminalidade.” O coronel destacou ainda que a parceria já rendeu frutos para a comunidade acadêmica em termos de segurança. Segundo ele, os registros de ocorrência dentro do Câmpus já diminuíram cerca de 80%, número significativo, para um período de atuação ainda recente.

O reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, afirmou que a Universidade está investindo em segurança, tanto no que se refere aos recursos humanos, quanto em equipamentos de última geração. “A instalação deste Posto Policial Comunitário reforça a segurança da comunidade acadêmica, uma das principais metas de nossos dois mandatos. A UFLA agradece o empenho da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), pelo atendimento de nosso pleito”, ressaltou.

Para o Comandante da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Wilson Gomes da Silva Junior, o posto reforça a identidade cidadã da Polícia Militar, sendo uma forma de aumentar a proximidade com a comunidade “Aliada à nova metodologia do Estado, a PM retirou seu foco dos infratores e o colocou sobre a comunidade, priorizando, a partir de então, a proteção social”.

Também participaram da cerimônia, o pró-reitor de Planejamento e Gestão, prof. João Almir Oliveira, o prefeito do Câmpus, prof. Jackson Antônio Barbosa; o chefe do Serviço Orgânico de Segurança Patrimonial, Evaldo Elias dos Santos; o presidente da Câmara Municipal de Lavras, Evandro Castanheira, representando a prefeita, Jussara Menicucci, além de autoridades militares e civis e representantes da comunidade acadêmica.

Central de Videossegurança

A Central de Videossegurança da UFLA funcionará no segundo pavimento do Posto Policial Comunitário e será operada por funcionários contratados da Universidade. A Central receberá as imagens de 215 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do Câmpus, formando um sistema de segurança para o controle de acessos, movimentação de pessoas e inibindo atos de vandalismo.

Todas as imagens serão visualizadas e gravadas por meio do servidor de gravação em tempo real, podendo ser acessadas por outros computadores conectados à rede. As imagens gravadas poderão ser recuperadas e visualizadas pela vigilância,  podendo ser convertidas em formato de arquivo de vídeo digital. As imagens de cada uma das câmeras serão registradas e gravadas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Parceria UFLA x Polícia Militar

A UFLA mantém parceria com a PMMG desde a década de 80. Em 1998, foi assinado o primeiro Tratado de Cooperação Mútua entre a 6ª Região de Polícia Militar e a Universidade, que permitiu o patrulhamento militar no Câmpus, aumentando a segurança da comunidade acadêmica. O mesmo tratado também permitiu a realização de estágios acadêmicos, nas dependências da Guarnição Policial Militar de Lavras, por parte de docentes e discentes da UFLA.

A partir desta parceria, outros grandes projetos foram desenvolvidos, com destaque para a criação do Portal Corporativo da 6ª Região, implantação da Universidade Corporativa de Segurança Pública, assistência ao canil e cavalaria do 8º Batalhão e, recentemente, a criação e implantação do programa Centro Regional de Iniciação Esportiva Curumim (CRIE CURUMIM), que atende a mais de 200 crianças carentes do município.

[youtube]u2o-E3CHTks[/youtube]

Confira fotos