Semana Nacional dos Museus na UFLA atrai a participação da comunidade

Cibele Aguiar

Em comemoração à 9ª Semana Nacional de Museus, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, entre os dias 16 e 21 de maio, ampla programação, que atraiu a visitação da comunidade. Exposições, cursos, eventos culturais, palestras e workshops foram realizados com o tema “Museu e Memória”.

Na Biblioteca Central, a exposição “Memória da Leitura e Escrita” chamou a atenção dos usuários. Da Escola Estadual Benjamim Guimarães, de Bom Sucesso, 45 estudantes vieram para visita às exposições. De acordo com o professor de História, Paulo Henrique Rodrigues, além de ser importante o incentivo à preservação da memória, os eventos na UFLA propiciaram aos jovens de Lavras e região a oportunidade de conhecerem o ambiente universitário. “Esta aproximação com a comunidade é um incentivo para os jovens”, destaca.

Durante toda a semana, no Museu de História Natural, o visitante pôde conferir a mostra de fotografia de Cléber Alexandre da Silveira, na Exposição “Avis Rara – Aves Cara, Aves do sul de Minas”.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus e tem o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião. Desde 2003, já foram realizados mais de nove mil eventos durante as Semanas de Museus no país, e a 9ª edição, que bateu todos os recordes de participação, ofereceu mais de 3.080 eventos.