Abertas inscrições para Mestrado Profissional

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação abre as inscrições para o processo seletivo 2011/2 dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA, na modalidade Mestrado Profissional (MP). Serão dois programas disponíveis, sendo 20 vagas para o de Administração Pública e 16 vagas para Educação. As inscrições deverão ser realizadas, via Internet, no site http://www.prpg.ufla.br, até 3 de junho. As atividades acadêmicas terão início em agosto de 2011.

Os candidatos serão selecionados segundo o limite de vagas, nos termos previstos pelo Edital e pelo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação. A duração do curso de Mestrado Profissional será de, no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses, sendo admitida a prorrogação por mais seis meses.

Na avaliação do vice-reitor, José Roberto Soares Scolforo, a aprovação dos Programas de Mestrado Profissional pelo MEC é uma vitória da UFLA e de seus servidores, que passam a ter a oportunidade de capacitação na própria Universidade. “O Mestrado Profissional faz parte de um amplo programa de qualificação do quadro de servidores, com a programação de abertura de novos Programas para atender a distintos públicos de referência”, considera.

Administração Pública

O Mestrado Profissional em Administração Pública tem como coordenador o professor Mozar José de Brito. Objetiva qualificar pesquisadores e servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de profissionais liberais, para atuarem como gestores no âmbito do Estado e da sociedade civil organizada; capacitar profissionais de instituições sociais de caráter público não estatal para atuarem como gestores no âmbito das relações entre Estado e sociedade e profissionalizar o quadro de pessoal das instituições públicas e sociais.

Este Programa é voltado para profissionais graduados que exercem ou pretendem exercer atividades gerenciais em instituições públicas ou em instituições sociais de caráter público não estatal. Está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão de Organizações Públicas do Estado e Gestão de Organizações Públicas não Estatais.

Educação

O programa de Mestrado Profissional em Educação (MPE) tem como coordenadora a professora Cláudia Maria Ribeiro e objetiva a qualificação de professores para a atuação profissional avançada, transformadora de procedimentos e processos inerentes à atuação docente, realizada por meio da reflexão sobre a prática pedagógica, da incorporação de método científico e da utilização de recursos tecnológicos aplicáveis ao ensino-aprendizagem. É voltado para a formação de professores e terá como linhas de pesquisas as linguagens, a diversidade cultural e as inovações pedagógicas.

Informações sobre a caracterização, funcionamento e estrutura curricular estão disponíveis no Regulamento dos Programas: