Nova Pró-Reitoria e mudanças nas nomenclaturas de setores

Em reunião realizada em dezembro, o Conselho Universitário (Cuni) aprovou algumas mudanças no Regimento Geral da Ufla. Foram criados novos setores e alteradas nomenclaturas de outros. Dentre elas está a criação da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – PRGDP, que será ocupada pela servidora Fátima Elisabeth da Silva.

A atual Diretoria de Gestão de Pessoas – DGP, anteriormente denominada Diretoria de Recursos Humanos – DRH, passa a ser denominada Diretoria de Administração de Pessoal – DAP e será dirigida pela servidora Lidiane Fátima Evangelista, que substitui o servidor Georges Francisco Villela Zouein.

Uma nova e importante diretoria foi criada, a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DDP, que será ocupada pelo servidor Georges Zouen. Esta diretoria tem o objetivo estratégico de propor e coordenar as ações relacionadas ao desenvolvimento, à capacitação, à avaliação de desempenho, à saúde e qualidade de vida dos servidores docentes e técnico-administrativos. Estas ações foram priorizadas pela direção executiva da UFLA na atual gestão (2008-2012), que implementou um arrojado programa de capacitação, beneficiando mais de  500 servidores docentes e técnicos administrativos da UFLA em apenas dois anos.

Os cursos de capacitação e de qualificação oferecidos aos servidores da UFLA resultaram, inclusive, em remuneração adicional não apenas àqueles que ministraram seus módulos, mas também em vantagem salarial denominada “incentivo à qualificação”, que foi incorporada permanentemente nos contra-cheques de centenas de servidores que se interessaram em participar deste programa. Novas oportunidades de cursos de qualificação e de capacitação serão oferecidas nos próximos anos, inclusive em 2011.

Segundo o reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, “a atual gestão contou com a efetiva colaboração da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão na coordenação deste plano de capacitação e qualificação de servidores da UFLA e na implementação de uma nova dinâmica à Gestão de Pessoas em nossa instituição, humanizando, de forma efetiva, as relações interpessoais e de trabalho entre todos os servidores docentes e técnicos administrativos. O avanço foi tamanho que tornou-se necessária a desvinculação da DGP, com a criação de mais diretorias e órgãos internos relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas, o que resultou na criação da PRGDP. O que se pretende é assegurar que os benefícios se tornem permanentes, e que as políticas recentemente iniciadas tenham continuidade e sejam aprofundadas a partir de 2011, com destaque para melhorias na cobertura pelos planos de saúde, com extensão a todos os servidores; readequação e expansão do ambiente físico, equipamentos e materiais de trabalho em vários setores técnicos e administrativos; alocação de pessoal e recomposição do quadro permanente de docentes e técnico-administrativos; implementação do novo Plano de Capacitação de Técnicos Administrativos, com investimento maciço em treinamento e capacitação de todos os servidores, com perspectivas de oferecimento, já em 2011, do Mestrado Profissional. Pretende-se ainda prestar um serviço diferenciado aos servidores aposentas e pensionistas, de acordo com as necessidades específicas de cada público, solucionando os problemas relativos às aposentadorias e pensões de forma mais rápida e objetiva. Com essas ações já em andamento, espera-se oferecer no curto prazo a totalidade das condições necessárias à promoção de um ambiente de trabalho digno, justo e agradável em todos os setores e departamentos da UFLA, melhorando de forma geral a qualidade de vida de todos de nossa comunidade universitária”

Confira, abaixo, as modificações nas momenclaturas de alguns setores da Universidade:

Antiga nomenclatura
Nova denominação

Diretoria de Material e Serviços Gerais (DMSG) – Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag)

Diretoria de Gestão de Materiais (DGM) – Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag)

Centro de Informática (CIN) – Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag)

Diretoria de Gestão de tecnologia da Informação (DGTI) – Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag)

Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico (NAPD) – Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Diretoria de Apoio Pedagógico (DAP)– Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Centro de Apoio à Educação a Distância (Cead) – Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Centro de Educação a Distância (Cead)– Pró-Reitoria de Graduação (PRG)