Ufla investe em nova central telefônica para o campus

No último dia 9/2, a Central de Telefonia da Ufla apresentou um problema técnico que prejudicou o funcionamento de todos os telefones da instituição. De acordo com os diagnósticos constatados, tal problema se deu em virtude do alcance de sua capacidade máxima de atividades, com mais de 3 décadas de funcionamento. Além disso, essa limitação impediu, até então, a expansão de novos ramais telefônicos para os diferentes setores criados e novos servidores (docentes e técnicos) empossados recentemente.

Preocupada com o crescimento que possivelmente acarretaria mais problemas devido à necessidade de ampliação de infraestrutura, a atual administração elaborou vários projetos para suportar o crescimento da instituição, como o novo sistema de energia elétrica, a instalação de estação de tratamento de esgoto, a implementação de laboratórios de gerenciamento/tratamento de resíduos de laboratório e sólidos, as novas vias de acesso, os novos estacionamentos, a nova central telefônica, entre outros.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor José Roberto Scolforo comemora a execução dessas ações estruturantes: “para todos esses projetos logramos êxito: os serviços já foram licitados e já se encontram em execução em todo o campus”. No caso da nova central telefônica, segundo Scolforo, “como o tempo para sua instalação era menor do que o tempo de conserto da antiga, nossa equipe decidiu antecipar a instalação da nova central para dotar toda a comunidade desse serviço essencial (o telefone), com muito mais qualidade”, completou.

O Prefeito do Campus, professor João Almir Oliveira afirma que com a central instalada, alguns ajustes serão necessários. “Nos próximos 30 dias, ocorrerão ajustes de configurações e testes, o que ainda poderá acarretar pequenos problemas momentâneos. Temos certeza que os transtornos causados serão recompensados com um serviço de altíssima qualidade a todos, tão logo a nova central esteja funcionando em sua plenitude”, finalizou.

Características da nova Central de Telefonia:

  • 3 módulos: um principal, instalado na Prefeitura do Campus, um secundário, no Pavilhão I, e outro no Campus Histórico.
  • Instalação de 600 novos ramais, ampliando a capacidade de 900 para 1500 ramais.
  • Capacidade de ampliação para até 5.000 ramais, mediante aquisição e instalação de novas placas de ramais.
  • Acesso a diversos serviços até então inexistentes na Ufla, tais como: Sistema de processamento descentralizado; gerenciamento em tempo real de todas as ligações realizadas informando o nº do ramal que realizou uma chamada externa, a hora da chamada, o nº chamado, o tempo e o valor da ligação, o que possibilitará a redução da conta telefônica em até 30%.
  • Possibilidade de distribuição de senhas individuais a cada usuário para realizar ligações. Esta facilidade permite o controle em locais onde existam menos aparelhos telefônicos que o número de funcionários.
  • Possibilidade de definição de quanto o setor ou usuário de setor poderá gastar por mês (por minuto ou valor em R$), através do módulo pré-pago, podendo assim prever o gasto mensal e/ou anual com telefonia.
  • Uso de telefones celulares como um ramal do PABX independente da operadora celular.
  • Melhoria significativa da telefonia VOIP.
  • Programação para que qualquer ramal realize ligações para aparelhos celulares, com tarifação dentro do contrato de telefonia celular, barateando significativamente o custo do sistema.
  • Programação do ramal para recebimento de mensagens, acesso a caixas postais individuais, tecnologia siga-me, e correio eletrônico de voz.
HJTS

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