Final do Concurso de Qualidade de Cafés acontecerá em Lavras

A final do III Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, promovido pela Ufla e Emater-MG, acontecerá no dia 30 de novembro às 14h no Clube de Lavras. Na solenidade serão premiados os cinco primeiros lugares classificados em cada uma das categorias: natural e cereja descascado/despolpado/desmucilado.

No leilão deste ano, realizado no dia 27 de outubro na Ufla, os melhores cafés de Minas alcançaram ágio de até cinco vezes o valor de mercado. Das 40 amostras selecionadas para serem leiloadas, foram comercializados 13 lotes, com um total de 328 sacas (60 kg) de café. Entre os compradores estavam representantes de empresas conceituadas internacionalmente no ramo de cafés especiais.

Este ano foram inscritas 1.598 amostras de café vindas de todas as regiões do Estado. Na 1ª etapa foram classificadas 611 amostras. Na etapa seguinte foram classificadas 120, das quais foram selecionadas as 40 amostras de cafés finalistas. A identificação dos 40 melhores lotes de café de Minas Gerais foi feita pelos provadores da BSCA (Brazil Specialty Coffee Association).

No primeiro ano do concurso, que aconteceu em 2004, foram inscritas 648 amostras de café. Em 2005, 880 amostras. Este ano o número de inscrições quase dobrou, devido a grande repercussão e conseqüente valorização dos cafés no mercado, demonstrando a credibilidade do Concurso.

A 3ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater-MG) e Universidade Federal de Lavras. O objetivo do evento é incentivar a constante melhoria da qualidade do café para conquistar mercados, agregar valor ao produto e atender a crescente demanda por produtos diferenciados. O Concurso permite a participação de pequenos cafeicultores (lotes de 10 a 60 sacas de 60 Kg) de todo o Estado incentivando a produção de café de qualidade.

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil com mais de 50% da produção nacional e o Brasil, por sua vez, é o maior produtor mundial com cerca de 43 milhões de sacas (mais de 30% da produção mundial). Assim, há grande interesse mundial nos cafés de Minas Gerais, que são produzidos em 80.000 propriedades rurais de 682 municípios, gerando 1.600.000 empregos diretos e indiretos. Tradicionalmente, os cafés de Minas são de excelente qualidade, porém é possível melhorar essa qualidade e, conseqüentemente, a remuneração ao produtor com a implementação de técnicas simples de colheita e preparo do café, pois a cada dia o mercado internacional se torna mais exigente e é preciso agregar valor ao produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *