Implantação do Núcleo de Educação a Distância alavanca Pós-Graduação da UFLA

A Ufla acaba de implantar o Nead – Núcleo de Educação a Distância. Esta ação está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufla – PDI 2005-2010, e foi aprovada pela Resolução CUNI n. 009, de 22/02/2006.

Este Núcleo nasce em função das perspectivas futuras e das já consolidadas ações universitárias nesta modalidade, desde seu Lato Sensu a distância, passando pelos cursos de qualificação profissional, e agora com os cursos de graduação a distância do Departamento de Educação e do Departamento de Administração e Economia, este. O curso de graduação a distância do DED é a expressão de nossa universidade numa rede de universidades organizada para realizar EAD. O curso de graduação a distância em Administração consolidou a Ufla como membro da Universidade Aberta do Brasil (UAB), importante programa do Governo Federal.

O Nead-Ufla nasce para manter a tradição de sucesso e formar uma estrutura capaz de viabilizar quatro grandes setores:

• Tecnologia da Informação: informática para EAD (hardware, software, e humanware). Neste setor haveria pelo menos três áreas: portais; AVA´s (ambientes virtuais de aprendizagem) e ferramentas para imagem e voz via web, TV, e Rádio.
• Edições para EAD: publicações em papel próprias para EAD, DVD´s, etc.
• Pedagogia para EAD: pedagogia apropriada para EAD (Andragogia inclusive), com metodologia atual.
• Apoio a eventos e parcerias EAD: encontros presenciais, tele/vídeo-conferência, worshops, minicongressos, administração das ofertas fora-de-sede (contratos, pessoal de apoio, realização, etc), ofertas in company, apoio para estudos de viabilidade, legalidade, e para construção de contratos, convênios, parcerias, etc, com outras organizações.

Para implantar o Nead-Ufla, através da Portaria n. 595, de 01 de Novembro de 2006, foram nomeados os seguintes docentes: Marcelo Silva de Oliveira, Daniel Carvalho de Rezende, João Chrysostomo de Resende Júnior, Ila Maria Silva de Souza, e Edson Ampelio Pozza. Estes professores estão agora com a responsabilidade de propor um regimento interno para o núcleo, que deverá ser submetido ao CUNI.