Aécio reúne dirigentes de instituições públicas de ensino

O governador Aécio Neves recebeu, nesta terça-feira (21), no Palácio dos Despachos, 12 reitores que integram o Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino de Minas Gerais (Ipes).

Durante o encontro, o presidente da Ipes, reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Antônio Nazareno Guimarães Mendes, afirmou ao governador que a entidade quer estreitar a parceria com o Governo de Minas com objetivo de ampliar e melhorar a qualidade do ensino superior oferecida aos mineiros.

Aécio Neves recebeu propostas dos reitores como contribuição importante às ações já implantadas pelo Governo do Estado para colocar a educação de Minas Gerais em primeiro lugar no cenário nacional. Em três anos, os investimentos do Tesouro do Estado em educação aumentaram em 229%, saltando de R$ 69 milhões em 2002 para R$ 227 milhões em 2005.

Segundo o governador, os reitores terão sempre espaço para sugerir e propor, uma vez que são os maiores conhecedores da vocação particular de cada universidade e da realidade onde atuam. Ele sinalizou o apoio imediato às instituições e sugeriu a realização de um fórum para reunir as 14 universidades públicas mineiras (12 federais e duas estaduais) para discutir as questões pontuais dessas universidades, já nos primeiros meses de 2007.

‘Vocês são protagonistas da educação superior. A atividade de vocês é efetivamente transformadora. As propostas aqui colocadas funcionarão como pauta dos novos programas que serão implantados nos próximos quatro anos’, ressaltou o governador aos reitores.

O presidente da Ipes afirmou que a meta é aumentar a oferta de vagas e cursos com a otimização da infra-estrutura já instalada, com a criação de novos cursos, com ênfase em cursos noturnos, voltados para alunos de baixa-renda. ‘Com apoio do Governo do Estado, vamos ampliar muito a cobertura de vagas e cursos’, disse o reitor.

Os reitores agradeceram Aécio Neves os investimentos feitos pelo Governo do
Estado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Entre 2003 e 2006 foram destinados R$ 213 milhões à fundação. Eles afirmaram que a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico e a sobrevivência das universidades.

‘Nos quatro anos do Governo Aécio Neves foram investidos muito mais do que nos 16 anos anteriores à sua gestão’, lembrou o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Helvécio Luiz Reis.

Universidades estaduais

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a Unimontes também ganharam impulso no Governo de Aécio Neves, com a inauguração de novos campi e ampliação do número de alunos matriculados. A Uemg possui hoje 4.422 estudantes em nove campi localizados em Belo Horizonte e nas cidades do interior. Seis fundações de direito privado também atuam associadas à Uemg no interior.

A Unimontes é modelo e de fundamental importância para a região Norte do Estado. São 10 mil alunos matriculados em 58 cursos regulares oferecidos nos campi de 11 municípios. Cinco deles foram implantados no Governo Aécio Neves: Brasília de Minas, Espinosa, Paracatu, São Francisco Unaí, além do núcleo de Joaíma. Todos eles gratuitos.