UFLA participa do Fórum das Estatais pela Educação

A Universidade Federal de Lavras participou do Fórum das Estatais pela Educação, evento instituído pelo Ministério da Educação para desenvolver ações para potencializar políticas públicas na área. É uma interação entre a sociedade civil brasileira, instituições públicas, empresários, trabalhadores e organismos internacionais, em um processo de debates em busca da solução dos problemas da educação no País e do estabelecimento de metas para uma educação inclusiva e cidadã. Um dos objetivos deste Fórum é aproximar as universidades federais e CEFET´s das empresas estatais para que cursos de pós-graduação Lato Sensu a distância sejam oferecidos para seus funcionários e sociedade. É uma iniciativa conjunta do MEC, através da sua Secretaria de Educação a Distância, e de empresas estatais brasileiras, com a participação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), organização que a Ufla também faz parte.

As reuniões do Fórum das Estatais pela Educação aconteceram em Brasília de 31 de agosto a 06 de novembro. A Ufla pretende continuar participando das reuniões do Fórum para contribuir com esta ação integrada para uma maior qualificação da força de trabalho das estatais e também da sociedade como um todo.

Os professores Luiz Antonio Lima, Presidente do Conselho Deliberativo da Faepe, e Marcelo Silva de Oliveira representaram a Ufla nas reuniões do Fórum. Na apresentação da Ufla o prof. Luiz Lima destacou que a tradição da oferta dos cursos de pós-graduação a distância. “A educação a distância na Ufla vem sendo exercida por 19 anos, tendo a Ufla atualmente mais de 60 cursos de Pós-Graduação Lato sensu. Os cursos variam desde Gestão Agroindustrial, Gestão Ambiental, até Melhoria de Processo de Software. A Ufla já treinou mais de 15 mil alunos e atualmente têm cerca de 8 mil matriculados nesta modalidade. Nossos cursos operam através de portais via internet, onde os alunos podem compartilhar e-mail e outras informações. A Ufla tem um canal de TV e Rádio FM que podem ser utilizados, inclusive com sala de vídeo conferência. Participa a partir deste ano do Programa Universidade Aberta, com curso de administração à distância na graduação e também no MBA. Nosso interesse é participar com outras instituições em programas de educação à distância para estatais, compartilhando nossa experiência e trocando informações”, declarou o prof. Luiz Lima.

As autoridades presentes incluíam o secretário-executivo do Fórum e Secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, o Coordenador-Geral do Fórum, reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Bolonha Fiúza de Mello, o presidente da Andifes e reitor da UFMT, Paulo Speller, o diretor de políticas em EAD, Hélio Chaves Filho, e a coordenadora geral da UAB, Maria Medianeira Padoin, além de reitores de outras universidades federais, pró-reitores, coordenadores, entre outros. O Secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, destacou a importância histórica desta ação, quando então duas grandes forças nacionais, as universidades federais e CEFET´s, de um lado, e as estatais, de outro, se unem para propiciar, tanto para seu quadro de funcionários quanto para a demanda social, educação continuada de qualidade. Dentre as estatais que estão participando do Fórum podemos destacar Eletrobras, Itaipu Binacional, Eletronorte, Correios, Serpro, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Marinha, Chesf, Embrapa, entre outras. Algumas destas já possuem o conceito de universidade corporativa, o qual se articula perfeitamente com a proposta do Fórum.
O Fórum concluiu que as áreas de cursos prioritárias para o momento são: Gestão Organizacional (Pessoas, Logística e Sistema Publico); Gestão de Negócios e Finanças para Sistema Bancário; Gestão da Produção e Comercialização de Energia; Gestão Ambiental; Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação; Gestão Geopolítica , Segurança e Relações Internacionais; e Gestão do Agronegócio e Agroindústria.

Cada Instituição Federal de Ensino Superior poderá propor cursos e participar de qualquer área de cursos, mas cada área será coordenada por duas IFES e duas estatais. A Ufla coordena, junto com CEFET-PA, Embrapa e Itaipu a área de Gestão Ambiental, mas tem interesse em oferecer cursos em outras áreas. Para cada curso deverá ser construída uma proposta de projeto pedagógico, objetivos, justificativas, áreas, programas, período de execução, áreas de abrangência, metodologia, pólo, tutor, etc.