Já disponível o Portal de Acesso Livre da Capes

Para professores e alunos da pós-graduação de todo o país, o MEC abriu, o Portal de Acesso Livre. Nele estarão disponíveis para consulta 1.050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, resumos de bases referenciais e de patentes, um banco com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras.

Além destes textos, os pesquisadores terão acesso a 17 sítios que oferecem periódicos de acesso gratuito, bases de dados referenciais com indexação e memórias de documentos científicos, estatísticas mantidas por organismos nacionais e internacionais, entre eles, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundo Monetário Internacional (FMI); livros, manuscritos, gravuras, partituras, fotografias, entre outros documentos, do acervo digital da Biblioteca Nacional. Para consulta acesse – http://acessolivre.capes.gov.br/

Os estudantes e professores podem obter as informações neste portal de diferentes formas: pesquisa por palavra, área do conhecimento, publicação, editor, autor. De acordo com o diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima, os materiais agora colocados à disposição do público constituem parte do acervo do Portal de Periódicos da instituição que reúne 9.500 títulos de textos completos, 105 bases referenciais e bases de patentes. A consulta ao Portal de Periódicos da Capes, explica, é restrita a 160 instituições, entre elas, as 55 universidades federais, as instituições estaduais que têm programas de pós-graduação avaliados pela Capes e as instituições privadas com cursos de pós-graduação com notas acima de 5. Já o subportal de acesso livre estará à disposição de faculdades, universidades, secretarias estaduais e municipais de educação, saúde, meio ambiente, alunos, pesquisadores e dos cidadãos em geral.