Ufla em greve

Em Assembléia Geral realizada no dia 24/08/2005, os docentes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) deflagraram greve a partir do dia 29/08/2005. A decisão foi tomada a partir da deliberação da Reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que solicitou às Seções Sindicais das universidades de todo país que discutissem a deflagração de greve para o dia 30/08/2005. A Adufla optou por deflagar a greve no dia 29/08/2005 em consonância com o indicativo de greve aprovado em assembléia anterior para esta data.

Como é característico neste tipo de manifestação, não há previsão para o fim da greve. O governo ainda não se manifestou a respeito das reivindicações, que são as seguintes:

· reajuste de 18% como parte da recomposição salarial;
· incorporação da GED e da GEAD, com equiparação pelos seus valores mais altos, e da GAE com paridade e isonomia;
· retomada dos anuênios;
· implementação imediata da classe especial e da classe de professor associado;
· abertura imediata da discussão em torno da carreira única para os docentes das Ifes, envolvendo o MEC, o ANDES-SN e o Sinasefe, com definição de calendário de trabalho com prazo para conclusão que anteceda o 25º Congresso do ANDES-SN;
· realização de concursos públicos para reposição de todas as vagas nas Ifes.

Os servidores técnico-administrativos da Ufla estão em greve desde o dia 17/08/2005, e os alunos deflagraram greve estudantil, que iniciou-se no dia 24/08/2005. O Diretório Central Acadêmico realizou manifestações e, no primeiro dia de greve, os alunos bloquearam o acesso à universidade até que fossem atendidos pelo reitor, prof.Antônio Nazareno Guimarães Mendes, para que lhe entregassem a pauta de reivindicações da categoria.

Mais informações:
ADUFLA – (35) 3829 – 1167