Ações da Coordenadoria de Medicina do Trabalho

A Coordenadoria de Medicina do Trabalho (CMT), vinculada a Pró-reitoria de Assuntos estudantis, Comunitários e Culturais, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) é composta dos seguintes setores: Coordenadoria Geral; Setor de Engenharia de Segurança do Trabalho e Secretaria Geral.

A CMT vem coordenando o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), nos departamentos e setores da Ufla. Realiza perícias médicas quando necessário. Acompanha os servidores com doenças graves para internações em hospitais, tanto em Lavras, São Paulo e Belo Horizonte. Vem vistoriando os ambientes de trabalho e analisando suas condições. Quando solicitado, faz visita técnica para conceder ou não a insalubridade aos servidores. Promove palestras de conscientização de risco e prevenção de doenças ocupacionais.

Para a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) está implantando o PCMSO e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), no Lar Augusto Silva (Asilo), em Lavras.

A CMT vem trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos servidores da Ufla, diminuindo os riscos de doenças ocupacionais, infecto-contagiosas (Aids e sexualmente transmissíveis), alcoolismo, tabagismo e drogas. Tem conscientizado o uso de laboratórios e manuseio de pesticidas, herbicidas e instecidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *