CONQUISTA INTERNACIONAL

QS Ranking by Subject: UFLA está entre as quatro melhores universidades federais do Brasil em Ciências Agrárias e Florestais

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Segunda, 29 Abril 2024 08:42 | Última Atualização: Terça, 30 Abril 2024 10:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi ranqueada na avaliação do QS World University Rankings by Subject 2024 no campo das Ciências Agrárias e Florestais, que considera as melhores universidades na área. No País, a UFLA está entre as quatro melhores federais, acompanhada da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na atual edição do ranking, a Universidade está inserida na faixa 151-200. Após ter conquistado uma posição na faixa 101-150, em 2023, a Instituição retornou à posição já ocupada por ela em edições passadas. Ao todo, em 2024, 451 universidades foram classificadas no campo de Ciências Agrárias, sendo 50 instituições da América Latina e 18 brasileiras. Em comparação com 2023, a edição atual contou com a participação de mais universidades e com alterações na metodologia de indicadores: houve a inclusão de um novo indicador e, como consequência, a mudança de ponderação entre os indicadores.

No indicador Reputação com Empregadores, a UFLA avançou de forma constante e consistente: em 2022, a Universidade obteve 53,6 pontos; em 2023, subiu para 57,2; e em 2024, alcançou 67,7. Ou seja, houve um aumento de mais de dez pontos entre 2023 e 2024 nesse indicador, que é responsável por contabilizar a reputação das universidades entre empregadores nacionais e internacionais. Nesse indicador, o ranking considera os votos de empregadores de egressos das universidades, que nomeiam dez instituições nacionais e 30 internacionais que consideram como referência na formação de profissionais em suas áreas de expertise.

Para a diretora de Relações Internacionais da UFLA, professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, a presença da UFLA nesse ranking de visibilidade mundial é resultado de um trabalho que rompe fronteiras. “Conquistas como essa vêm de ações que envolvem a expansão do envolvimento e contato com outras instituições, principalmente com as estrangeiras, o que firma a presença da UFLA no contexto global de ensino, pesquisa e inovação científica. Afinal, cada ação de internacionalização desenvolvida amplia a visibilidade institucional, além de contribuir para a formação qualificada dos estudantes, o que reflete, por exemplo, no aumento da reputação dos nossos egressos entre os seus empregadores”, ressalta.

Patrícia também observa que os valores alcançados em rankings como o QS são norteadores para a implementação de novas ações e metas referentes, principalmente, à inserção internacional da Universidade.

De 2023 para 2024, a UFLA também avançou no indicador Citações por Artigo, saindo de 77,5 pontos para 77,8. A Universidade aparece no ranking, elaborado pela consultoria britânica QS, desde a edição de 2013, sendo ranqueada, portanto, já pela 12ª vez.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, afirma que a classificação no ranking QS confirma as conquistas da gestão 2020-2024, apesar de todas as adversidades, “especialmente no indicador ‘Reputação com Empregadores’, que vem coroar o grande avanço que tivemos nos últimos anos no relacionamento com as empresas e nas questões de inovação e empreendedorismo. Como nos comprometemos, no início do mandato, a entregar a UFLA em outro patamar nesse quesito, estamos extremamente satisfeitos com o resultado. Isso não se deve somente aos gestores, mas, principalmente, à nossa gente, que é o que temos de melhor”.

Mais sobre o ranking

O QS World University Rankings by Subject 2023 abrange um total de 55 disciplinas, agrupadas em cinco grandes áreas temáticas: Artes e Humanidades; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Gerenciamento; Ciências da Vida e Medicina; além de Engenharia e Tecnologia. O campo das Ciências Agrárias e Florestais, no qual a UFLA foi ranqueada, compõe a área de Ciências da Vida e Medicina.

O ranking é compilado e publicado anualmente para ajudar futuros estudantes a identificar as principais universidades em um determinado assunto, apresentando o potencial de instituições ao redor do mundo. As citações de pesquisas, juntamente com os resultados das principais pesquisas globais com empregadores e acadêmicos, são usadas para classificar as universidades.